sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédia ou comédia?

Agora, depois de saberes o que retratava o teatro grego, vou propôr-te um desafio. Lê o texto seguinte e classifica-o como comédia ou tragédia.


Salsicheiro


Mas, diga-me uma coisa: como é que eu, um salsicheiro, vou me tornar um político, um líder?



Primeiro Escravo (general Demóstenes)

Mas é precisamente nisso que está a sua grandeza: em você ser um canalha, um vagabundo, um ser inferior!



Salsicheiro

Pois eu não me julgo digno de tamanho poder!



Primeiro Escravo (general Demóstenes)

Ai, ai, ai, ai, ai, ai! O que é que te faz dizer que não te achas digno? Está parecendo para mim que tens alguma coisa de bom a pesar-te na consciência. Serás tu filho de boa família?



Salsicheiro

Nem de sombra! De patifes, mais nada!



Primeiro Escravo (general Demóstenes)

Homem ditoso! Que sorte a sua! Tens todas as qualidades para a vida pública!


Salsicheiro

Mas, meu caro amigo, instrução não tenho nenhuma. Conheço as primeiras letras e, mesmo estas, mal e porcamente!



Primeiro Escravo (general Demóstenes)

Isso não é problema! Que as conheças mal e porcamente! A política não é assunto para gente culta e de bons princípios: é para ignorantes e velhacos!

Aristófanes, “Os cavaleiros”