domingo, 17 de maio de 2020

Arte Românica - Arte Gótica


4ª Aula Síncrona 7º ano 

Arte românica – Arte Gótica

Feed .back - O contexto Europeu dos séculos XII a XIV

Motivação:




Resultado

Tag – Arte gótica


O Mosteiro da Batalha

P.P.

Arte Românica/ Gótica – Igreja Cedofeira, Porto/ Catedral De Chartres, França

Manual p.p.132 a 135 e 174 a175


Ficha formativa: Arte gótica




ARQUITECTURA GÓTICA






Faz a legenda da figura 4:

A____________ B _________C ___________ D ___________ E ___________


F ____________ G ________ H ___________ I ____________ 


Conclusão:
ESQUEMA COMPARATIVO
       ARTE ROMÂNICA                                              ARTE GÓTICA
Aspetos gerais

Desenvolve-se entre os séculos XI a XIII
Arte monástica: construções rurais, espalhadas pelo campo.

Substitui o românico, a partir do século XII
Arte citadina: apareceu com o desenvolvimento do comércio
Arquitetura
Planta em forma de cruz latina;
Arco de volta perfeita;
Dois tipos de abóbodas: de berço e de arestas;
Grossos pilares interiores e contrafortes exteriores;
Paredes grossas e baixas.

Planta em Cruz latina, mas com naves mais elevadas;
Arco quebrado ou ogival;
Novo tipo de abóboda: abóboda sobre cruzamento de ogivas; arcobotantes apoiam no exterior a nova abóboda.
Verticalidade;
Elevadas torres com flechas, pináculos;
Altas janelas nas paredes e largas rocáceas nas fachadas;
Interior amplo, elevado e luminoso.
Decoração exterior abundante com estátuas e relevos
Escultura
Um “catecismo de pedra”; meio de pregação dos temas religiosos;
Representação de Figuras bíblicas, monstros, demónios, folhagens e motivos imaginários;
Elementos decorativos submetidos à arquitectura;
Muitas decorações nos portais (tímpanos), fachadas e capiteis.
Temas religiosos mais expressivos
Uso de motivos próprios da vida do homem: fauna e flora da região;
Representação fiel do corpo humano;
Autonomização relativamente à arquitetura;
Estátuas-coluna substituem as ombreiras dos portais.

Pintura
Pintura a fresco a decorar as vastas superfícies nuas das paredes e das capelas subterrâneas (criptas);
Muito rica na decoração dos manuscritos (iluminuras).
Substituição da pintura a fresco pelos vitrais;
Temas religiosos, mas também profanos (cenas agrícolas, vida de reis, combates)
Influência dos vitrais nas iluminuras
Exemplos
Igreja de Cedofeita – Porto
Mosteiro de Paço de Sousa
Igreja de Santa Maria de Pombeiro
Mosteiro de São Pedro de Cete
Mosteiro da Batalha
Mosteiro dos Jerónimos
Catedral de Reims (França)
Catedral de Colónia (Alemanha)
Catedral de Burgos (Espanha)
Catedral de Milão (Itália)




Aula assíncrona:

Resposta a um questionário  - tarefas no teams.


Construções: maquetes - ficheiro maquetes ou neste blogue: tag românico - Construção da igreja de Cedofeita.