4ª Aula Síncrona 7º ano
Arte românica – Arte Gótica
Feed .back - O contexto Europeu dos séculos XII a XIV
Motivação:
Resultado
Tag – Arte gótica
O Mosteiro da Batalha
P.P.
Arte Românica/ Gótica – Igreja Cedofeira, Porto/ Catedral
De Chartres, França
Manual p.p.132 a 135 e 174 a175
Ficha formativa: Arte gótica
ARQUITECTURA GÓTICA
Faz a legenda da figura 4:
A____________ B _________C ___________ D ___________ E
___________
F ____________ G ________ H ___________ I ____________
Conclusão:
ESQUEMA
COMPARATIVO
ARTE ROMÂNICA
ARTE GÓTICA
Aspetos gerais
|
||
Desenvolve-se
entre os séculos XI a XIII
Arte
monástica: construções rurais, espalhadas pelo campo.
|
Substitui
o românico, a partir do século XII
Arte
citadina: apareceu com o desenvolvimento do comércio
|
|
Arquitetura
|
||
Planta
em forma de cruz latina;
Arco
de volta perfeita;
Dois
tipos de abóbodas: de berço e de arestas;
Grossos
pilares interiores e contrafortes exteriores;
Paredes
grossas e baixas.
|
Planta
em Cruz latina, mas com naves mais elevadas;
Arco
quebrado ou ogival;
Novo
tipo de abóboda: abóboda sobre cruzamento de ogivas; arcobotantes apoiam no
exterior a nova abóboda.
Verticalidade;
Elevadas
torres com flechas, pináculos;
Altas
janelas nas paredes e largas rocáceas nas fachadas;
Interior
amplo, elevado e luminoso.
Decoração
exterior abundante com estátuas e relevos
|
|
Escultura
|
||
Um
“catecismo de pedra”; meio de pregação dos temas religiosos;
Representação
de Figuras bíblicas, monstros, demónios, folhagens e motivos imaginários;
Elementos
decorativos submetidos à arquitectura;
Muitas
decorações nos portais (tímpanos), fachadas e capiteis.
|
Temas
religiosos mais expressivos
Uso
de motivos próprios da vida do homem: fauna e flora da região;
Representação
fiel do corpo humano;
Autonomização
relativamente à arquitetura;
Estátuas-coluna
substituem as ombreiras dos portais.
|
|
Pintura
|
||
Pintura
a fresco a decorar as vastas superfícies nuas das paredes e das capelas
subterrâneas (criptas);
Muito
rica na decoração dos manuscritos (iluminuras).
|
Substituição
da pintura a fresco pelos vitrais;
Temas
religiosos, mas também profanos (cenas agrícolas, vida de reis, combates)
Influência
dos vitrais nas iluminuras
|
|
Exemplos
|
||
Igreja
de Cedofeita – Porto
Mosteiro
de Paço de Sousa
Igreja
de Santa Maria de Pombeiro
Mosteiro
de São Pedro de Cete
|
Mosteiro
da Batalha
Mosteiro
dos Jerónimos
Catedral
de Reims (França)
Catedral
de Colónia (Alemanha)
Catedral
de Burgos (Espanha)
Catedral
de Milão (Itália)
|
|
Aula assíncrona:
Resposta a um questionário - tarefas no teams.
Construções: maquetes - ficheiro maquetes ou neste blogue: tag românico - Construção da igreja de Cedofeita.