sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Mensagem de boas vindas ao 3º ciclo









Sejam bem vindos ao 3º ciclo e a este blogue.

Com ele pretendo possam aprofundar as matérias das aulas ou até possam publicar os vossos brilhantes trabalhos.

   Acima de tudo, espero que aprendam a gostar de História, porque só dessa forma poderão compreender o mundo. 


   Desejo-vos muito sucesso nesta vossa nova etapa. Nunca esqueçam de perguntar o que não compreendem nas aulas. Estarei sempre pronta a qualquer esclarecimento.

  Deixaram o 2º ciclo, chegaram ao 3º. As disciplinas aumentaram, mas com vontade e empenho tudo será fácil. Espero que se tenham divertido muito nas férias e que venham  prontos a trabalhar, brincar no recreio e fazer novas amizades. Faço votos que o novo ano letivo 2019/ 20 vos traga a realização dos vossos objetivos e sonhos.
Já agora, não esqueçam que são uma equipa, os trabalhos e as aprendizagens têm mais sabor se partilhadas uns com os outros.Se os mais fortes numa matéria ajudarem os mais fracos haverá certamente assuntos em que esses colegas vos podem retribuir o favor. Sentirão, também, a alegria de dar e isso é fantástico.
No recreio, se virem algum colega sozinho, vão ter com ele e chamem-no para integrar os vossos divertimentos.










   Este blogue pretende que os alunos possam aprofundar matérias das aulas ou até  publicar os seus brilhantes trabalhos.

   Acima de tudo, espera que aprendam a gostar de História, porque só dessa forma poderão compreender o mundo que os rodeia.

  Já agora, começo com um relato:






    Um antropólogo propôs um jogo às crianças de uma tribo africana. Colocou uma cesta cheia de frutas perto de uma árvore e disse-lhes  que quem chegasse lá em primeiro lugar, ganharia todos os frutos. Quando deu ordem de partida, as crianças deram as mãos umas às outras e correram juntas, sentando-se, depois, também juntas, desfrutando das suas guloseimas.
     Quando o antropólogo perguntou por que tinham feito aquilo, uma vez que a primeira poderia ter todos os frutos, elas responderam: 'UBUNTU, como pode uma de nós ficar feliz se todos as outros estão tristes?
("ubuntu" na cultura Xhosa - à qual pertencia Nelson Mandela, significa: eu sou porque nós somos.)

( Não sabes quem é Nelson Mandela? Pesquisa.)



       Neste início de ano, peço-vos que pensem nesta máxima. Vamos empreender juntos a caminhada da aprendizagem, de mãos dadas, para que no fim, possamos desfrutar do mesmo contentamento da aprendizagem conseguida!


        É verdade que nos espera um caminho nem sempre fácil, mas, vamos pôr em prática este pensamento tão lindo:

  Semeia um pensamento e
   colherás um desejo;
   semeia um desejo
   e colherás a ação;
   semeia a ação e colherás o hábito;
   semeia o hábito
   e colherás o caráter.
                                             Tihamer Toth


     No fundo, tudo isto pode ser resumido a três palavras, como me disse uma tua colega:

                          - Eu quero
                          - Eu posso
                          - Eu consigo
      Claro que consegues e eu quero estar junto te ti para estender a passadeira vermelha, no final do 9º ano. 




           Quando tiveres alguma dúvida, não te acanhes, ninguém é super homem ou super mulher, pede auxílio!



      Todos sabem como comportar-se corretamente nas aulas.
           A  correção do comportamento de cada um vai possibilitar aulas MAIS CLARAS E MELHOR QUALIDADE DE APRENDIZAGEM

O que trazer para as aulas ?






 Vontade de ajudar quem não compreender um assunto, quem vires sozinho no recreio;

 Vontade de aprender;

 Cartão de estudante;

 Livro, caderno e capa portefólio;

 Material escolar: canetas  de três cores;

 Lápis de cor e uma régua pequena;

 Borracha e afia;

 Papel vegetal;

• Garrafa de água (utilizada individualmente);  

 - Lenços de papel (em quantidade suficiente) 


EM CASA:




Estuda num ligar calmo, sentado junto de uma mesa com boa luz e com o material organizado e à mão.
Organiza um calendário de estudo.
Faz os trabalhos de casa diariamente e revê as matérias dadas na aula. Se tiveres dificuldade em alguma coisa deves dedicar-lhe mais tempo. A memória é como um músculo e, tal como os outros, deve ser treinada diariamente.
Faz um calendário dos testes e trabalhos que tens que realizar. Gere o teu tempo, de forma a não teres de trabalhar à pressa no último dia.
Faz uma lista das tarefas que tens que realizar semanalmente e vai riscando, à medida que as vais fazendo.


       Muitas aprendizagens e muitas novas amizades!



      Vontade de vencer sempre!



Para que possam superar algumas das vossas dificuldades deixo aqui um pequeno trabalho que vos vai fazer relembrar conhecimentos já aprendidos há anos e que alguns já esqueceram. Como não é nada novo, vão relembrar de certeza, facilmente.


1. O mundo



2. Os portugueses falam uma língua latina que deriva do latim uitlizado pelos romanos que ocuparam a Península Ibérica e a influenciaram (romanização).

3.

Números romanos de 1 a 5000
Coloca à frente do número árabe o seu correspondente em numeração romana:


1:
2:
3:
4:
5:
6:
7:
8:
9:
10:
11:
12:
13:
14:
15:
16:
17:
18:
19:
20:
30:
40:
50:
60:
70:

80:
90:
100:

120:
200:

300:

400:
500:
600:
700:
800:

900:
1000:
2000:
3000:
4000:
5000:


Se tiveres dificuldade na resolução do exercício podes consultar os seguintes endereços:


4. Indica o século das seguintes datas :

2:
100:
102:
576:
1000:
1143:
1500:
1789:
1820:
1910:


2019:

5. Estudaste vários regimes políticos:

- a monarquia - governada por um rei que transmite o poder ao parente mais próximo, geralmente, o filho mais velho.
- a república - governada por um presidente e parlamento eleitos.

- a ditadura monárquica ou republicana - regime político que controla os governados sem que estes tenham direitos alguns.

- a democracia - governada por um presidente e parlamento eleitos por todos os cidadãos. Os poderes estão divididos: legislativo - entregue a uma Assembleia ou Parlamento; executivo - entregue ao presidente da República; Judicial - entregue ao tribunais. Há liberdade de expressão.

- A Revolução que implantou a democracia em Portugal, foi a Revolução do 25 de Abril também chamada Revolução dos Cravos.