O Mundo Muçulmano em Expansão
Feed Back:
O Islamismo:
Características da Religião e Cultura Islâmica
Motivação : slide retirado do PP.
Estoriar – tag – Islamismo
A difusão do Islamismo:
P.P. – Difusão do Islamismo
Avaliação:
Questões TPC:
Situa no tempo e no espaço a eclosão da religião islâmica.
Refere os princípios do Islamismo
Explica a expansão dos Muçulmanos.
Quais são as principais características da civilização muçulmana?
De que forma os Muçulmanos e os Cristãos se relacionaram?
Quais foram os principais contributos da cultura muçulmana para a cultura ibérica?
Que vestígios da sua cultura deixaram em Portugal?
Conclusão:
O mundo muçulmano em expansão
• A religião muçulmana (ou Islamismo), fundada por Maomé, no século VII, assenta em cinco princípios fundamentais: crença em Alá, oração cinco vezes ao dia, esmola aos mais pobres, prática do jejum durante o Ramadão, peregrinação, se possível uma vez na vida, a Meca. Tem como livro sagrado o Alcorão.
• Os Muçulmanos criaram rapidamente um vasto Império (desde a Ásia ao Norte de África e à Península Ibérica), motivados pelo desejo de difundir a sua fé e por interesses económicos. O seu Império assentava numa economia comercial e monetária e numa brilhante civilização.
• Os Muçulmanos, no seu vasto Império, contactaram povos com civilizações muito diferentes. Em resultado desses contactos, criaram uma cultura própria e difundiram-na (destaque para os contributos nas ciências, na literatura, difusão de inventos, criação de uma arte original). Desenvolveram uma economia urbana e mercantil.
• Na Península Ibérica, as relações entre Muçulmanos e Cristãos passaram por períodos de guerra e de paz. Entre as duas comunidades estabeleceram-se relações comerciais e culturais e adotaram-se costumes comuns. Muitos Cristãos viveram sob o domínio muçulmano e muitos Muçulmanos sob o domínio cristão, mas uns e outros preservaram a sua fé.
· Os Muçulmanos divulgaram muitos saberes, técnicas e produtos na Península Ibérica. Os seus contributos civilizacionais abrangem áreas como a agricultura, a indústria, a administração e o comércio, a literatura e a música.
• Em Portugal, os testemunhos materiais são pouco numerosos (destaque para as mesquitas de Mértola e de Idanha-a-Velha e para os castelos de Silves e de Alcácer do Sal). Os vestígios imateriais são importantes na música popular e, em particular, na língua portuguesa (cerca de 600 palavras de origem árabe).