terça-feira, 2 de maio de 2017

MATRIZ DA PROVA GLOBAL - 7ºANO

OBJETIVOS GERAIS

 A.  DOMÍNIO DAS APTIDÕES E CAPACIDADES
Utilizar metodologia específica da História
•   Interpretar documentos de índole diversa (textos, imagens, mapas)
•   Selecionar e identificar informação implícita e explícita nos documentos
•   Utilizar conceitos e generalizações na compreensão das situações históricas
•   Desenvolver as capacidades de comunicação: elaborar sínteses escritas a partir da informação recolhida, com correção linguística e aplicando vocabulário específico da disciplina.
B.  DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS
•    Desenvolver as noções de evolução, de condicionalismos

Unidade didática
Conteúdos
Cotação
Grupo I
Tema A. Domínio 1. Das sociedades recoletoras às primeiras Civilizações

Subdomínio 1.1. Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras



-Descrever o modo de vida das primeiras sociedades humanas

- Relacionar a recoleção com o nomadismo.

-Reconhecer a existência no Paleolítico de crenças mágicas e religiosas e de ritos funerários.

-Indicar possíveis explicações para a religião e para a arte do Paleolítico.

-Salientar a importância das regiões temperadas para o surgimento da economia de produção (agricultura e domesticação de animais).

-Integrar as novas atividades artesanais nas necessidades da economia de produção e das sociedades sedentárias.

- Explicar o surgimento de objetos e construções associados aos cultos agrários.

-Descrever os monumentos megalíticos, associando-os quer a rituais funerários com diferenciação social, quer aos cultos agrários.

20%





Grupo II

Subdomínio 1.2. Contributos das civilizações urbanas

O Egipto
-Localizar no espaço e no tempo as civilização do Egito, destacando a relação com a grandes planície aluvial – do Nilo.
-Relacionar a arte com a religião egípcia.
20%

Grupo III
Tema B. Domínio 2. A herança do Mediterrâneo Antigo
Subdomínio 2.1. O mundo helénico

-Caracterizar o modelo de democracia ateniense do século V a.C. no seu pioneirismo e nos seus limites.

-Identificar o legado grego a nível artístico e cultural.

20%
Grupo IV
Subdomínio 2.2. Roma e o Império
-Definir romanização
-Identifica os principais elementos de romanização
-Explicar os aspetos inovadores da civilização romana, com especial destaque para o urbanismo.
-Identificar o legado romano a nível artístico e cultural.

20%

Grupo V


Tema C. Domínio 3. A formação da cristandade ocidental e a expansão islâmica

Subdomínio 3.1 A Europa do seculo VI ao XII

-O novo mapa político da Europa após a queda do Império romano do Ocidente

-O clima de insegurança, economia ruralizada e organização social medieval

-A vivência religiosa do ocidente europeu entre os séculos VI e XII

-Localizar no tempo o início das invasões germânicas.
-Indicar os vários povos germânicos que se fixaram no território do Império Romano.
-Referir os novos reinos fundados pelos bárbaros.
-Explicar como decorreu a cristianização do mundo bárbaro.
-Localizar no tempo e no espaço a nova vaga de invasões da Europa.
-Indicar os povos que invadiram a Europa entre os séculos VIII e X.
-Descrever os efeitos da nova vaga de invasões.
-Caracterizar a sociedade e economia medievais

-Referir o poder do clero na sociedade medieval

-Explica as relações feudo-vassálicas


20%