OBJETIVOS GERAIS
A. DOMÍNIO
DAS APTIDÕES E CAPACIDADES
Utilizar metodologia específica da
História
• Interpretar
documentos de índole diversa (textos, imagens, mapas)
• Selecionar
e identificar informação implícita e explícita nos documentos
• Utilizar
conceitos e generalizações na compreensão das situações históricas
• Desenvolver
as capacidades de comunicação: elaborar sínteses escritas a partir da
informação recolhida, com correção linguística e aplicando vocabulário
específico da disciplina.
B. DOMÍNIO
DOS CONHECIMENTOS
• Desenvolver
as noções de evolução, de condicionalismos
|
||
Unidade
didática
|
Conteúdos
|
Cotação
|
Grupo I
Tema A. Domínio
1. Das sociedades recoletoras às primeiras Civilizações
Subdomínio 1.1. Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras
|
-Descrever o modo de vida das
primeiras sociedades humanas
- Relacionar a recoleção com o nomadismo.
-Reconhecer a existência no
Paleolítico de crenças mágicas e religiosas e de ritos funerários.
-Indicar possíveis explicações
para a religião e para a arte do Paleolítico.
-Salientar a importância das regiões temperadas para o surgimento
da economia de produção (agricultura e domesticação de animais).
-Integrar as novas atividades
artesanais nas necessidades da economia de produção e das sociedades
sedentárias.
- Explicar o surgimento de objetos e construções
associados aos cultos agrários.
-Descrever os monumentos megalíticos, associando-os quer a
rituais funerários com diferenciação social, quer aos cultos agrários.
|
20%
|
Grupo II
Subdomínio 1.2. Contributos das civilizações urbanas
|
O Egipto
-Localizar no espaço e no tempo as
civilização do Egito, destacando a relação com a grandes planície aluvial –
do Nilo.
-Relacionar a arte com a religião egípcia.
|
20%
|
Grupo III
Tema B. Domínio 2. A herança do Mediterrâneo Antigo
Subdomínio 2.1. O mundo helénico
|
-Caracterizar o modelo de democracia
ateniense do século V a.C. no seu pioneirismo e nos seus limites.
-Identificar o legado
grego a nível artístico e cultural.
|
20%
|
Grupo IV
Subdomínio 2.2. Roma e o Império
|
-Definir
romanização
-Identifica os principais elementos de
romanização
-Explicar os aspetos inovadores da
civilização romana, com especial destaque para o urbanismo.
-Identificar o legado romano a nível
artístico e cultural.
|
20%
|
Grupo V
Tema C.
Domínio 3. A formação da cristandade ocidental e a expansão islâmica
Subdomínio 3.1 A Europa do seculo VI ao XII
-O novo mapa político da Europa após a queda do Império
romano do Ocidente
-O clima de insegurança, economia ruralizada e organização
social medieval
-A vivência religiosa do ocidente europeu entre os séculos VI
e XII
|
-Localizar no tempo o início das
invasões germânicas.
-Indicar os vários povos germânicos
que se fixaram no território do Império Romano.
-Referir os novos reinos fundados
pelos bárbaros.
-Explicar como decorreu a cristianização do mundo
bárbaro.
-Localizar
no tempo e no espaço a nova vaga de invasões da Europa.
-Indicar os povos que invadiram a Europa entre os
séculos VIII e X.
-Descrever os efeitos da nova vaga de invasões.
-Caracterizar a sociedade e
economia medievais
-Referir o poder do clero na
sociedade medieval
-Explica
as relações feudo-vassálicas
|
20%
|