sexta-feira, 22 de abril de 2011

Símbolos da Páscoa:





- O cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho;

- a cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, o Imperador Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo;

- o pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos, na última ceia.





E os ovos?



Simbolizam o nascimento, a ressurreição.
O costume de presentear com ovos ornamentados as pessoas, na época do equinócio, iniciou-se entre os egípcios e persas que os tingiam com as cores primaveris.

Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa.

Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças juntamente com outros presents. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

Eduardo I de Inglaterra ofereceu ovos banhados em ouro aos súditos preferidos. Luís XIV de França mandava pintá-los ricamente e oferecê-los como presenteso que inicou a moda de os fazer artificialmente, de madeira, porcelana e metal, contendo alegras surpresas aos presenteados.

Luís XV presenteou a sua amante, com um enorme ovo, que continha a estátua de Cupido. Esta tradição inpirou Peter Carl Fabergé a criar oss famosos e valiosos Ovos Fabergé.



Os ovos de chocolate foram inventadoa pelos pasteleiros franceses que recheavam ovos de galinha esvaziados com chocolate, pintando-os por fora.

Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa.

No entanto, foi só a partir do final do século XIX, que se difundiram-se os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.